Você conhece os Metais Pesados? E como eles afetam sua Saúde?

Os metais pesados tem o poder de envenenar o nosso corpo ao logo do uso continuo. Eles estão presentes em pequenas quantidades em praticamente todos os alimentos, mas com doses insuficientes para causar mal a nossa saúde. Porém diariamente muitas pessoas acabam intensificando o consumo de metais pesados através de hábitos do dia a dia, como nas panelas de teflon, cerâmica de uso diário que liberam metais pesados.

Entretanto, em muitos casos, a indústria e a agropecuária se descuidam, e eles atingem níveis alarmantes. Então, surge uma grande questão: como lidar com um mal que não vemos?

Neste post, vamos explicar detalhadamente quais são os 04 principais metais pesados, os seus efeitos colaterais para o nosso organismo e uma super dica para diminuir o consumo dos mesmos. Confira:

 

  1. Alumínio

O alumínio é o metal mais encontrado no dia a dia. Está presente nas panelas de alumínio, desodorantes, papel alumínio, refrigerantes, enlatados, pastas de dentes armazenadas em embalagens metálicas. A ingestão diária desse metal pesado pode aumentar as chances de desenvolver a doença de Alzheimer e Câncer.

 

O que acontece se tivermos uma alta concentração no sangue?

  • Cansaço
  • Constipação intestinal
  • Náuseas
  • Hiperatividade
  • Dificuldades em absorver minerais

 

  1. Cádmio

O cádmio é um metal pesado presente em embalagens plásticas, tintas, baterias, fertilizantes, cigarro e revestimentos de metais. Portanto o simples fato de inalar a fumaça do cigarro ou consumir vegetais contaminados ou alimentos armazenados em embalagens plásticas que contem cádmio faz com que você seja contaminado.

A absorção de alguns minerais principalmente ferro e cálcio é prejudicada na presença do metal. Portanto, muito comum anemia e osteoporose como consequência dessa intoxicação. A função renal também pode ser prejudicada, com casos até de insuficiência renal.  Outras doenças como câncer e enfisema também pode ser causa de exposição crônica do cadmio.

 

  1. Chumbo

 O chumbo é um metal encontrado ainda em alguns esmaltes cerâmicos, tintas, resinas, soldas, materiais de construção, algumas bebidas alcoólicas falsificadas, alguns produtos cosméticos importados, e também podemos nos contaminar nas reciclagens informais, no consumo de frutas e vegetais contaminados.

O chumbo costuma afetar várias partes do corpo (o cérebro, os nervos, os rins, o fígado, o sangue, o aparelho digestivo e até os órgãos sexuais).

 

Alguns sintomas que a ingestão diária desse metal pode causar:

  • Irritabilidade
  • Diminuição do raciocino e aprendizado
  • Fraqueza
  • Mialgia
  • Dores Abdominais
  • Infertilidade
  • Cefaleia

 

  1. Mercúrio

 O mercúrio tem como principal meio de contaminação seria pelos peixes de aguas poluídas e pelo amalgama dental das restaurações que é liberado principalmente na exposição a sinais de wi-fi. Esse metal pesado é tóxico que pode prejudicar funções renais, neurológicas, respiratórias e sanguíneas.

 

Para garantir a sua qualidade de vida e longevidade, é essencial se preocupar com o excesso de consumo dos metais pesados e fazer uso de alimentos capazes de auxiliar no processo de desintoxicação e eliminação de metais pesados do corpo, como: spirulina, coentro, chlorella, entre outros.

E hoje contamos com uma marca de panelas que está oferecendo sabor e saúde para nossa cozinha, através de Panela fabricadas com Aço Inox que não libera metais pesados durante o cozimento.

Quer saber mais? Clique aqui e assista no meu canal o vídeo sobre a Royal Prestige.

 

por Dr. Danielle Mendes e Marina Cadelca

 

By | 2018-06-25T06:33:05+00:00 maio 22nd, 2018|Viver bem|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário