Devo comer de 3 em 3h? Mito ou Verdade?

… essa pergunta não quer calar! Para responde-la quero compartilhar com vocês um pequeno texto da minha Nutróloga Dra. Danielle Mendes de Uberaba/MG. Ela relatou sobre como ela organiza a alimentação de cada tipo de paciente e enfatizou: nem todo mundo é igual, cada um tem um jeito certo de se alimentar e cada corpo tem suas necessidades.

 

“Quem nunca escutou ao começar uma dieta “Você deve comer de 3 em 3h”?

Essa não é uma conduta comum minha no consultório. Sou muito a favor de respeitar a inteligência do corpo e escutar a voz da fome, mas cada vez mais considero importante a individualidade. Por exemplo, se for um obeso que belisca de 5 em 5 min ao passar uma dieta que obedeça a fome, pode ser que no começo ele confunda muito e ouça a gula ao invés da fome. Então nesses casos prefiro orientar a comer de 3 em 3h ou de 4 em 4h no começo e depois vou espaçando o tempo, até mesmo para não haver ataques à geladeira.

Já para quem busca hipertrofia preciso conscientizar o paciente a ingerir refeições ricas em proteínas várias vezes ao dia, e não só no pré e pós treino. Sabemos que fracionar a quantidade de proteína diária dará maiores ganhos de massa magra e ficar muito tempo de jejum não trará, nesses casos, um bom resultado. 

Temos também aquela pessoa que a vida inteira comendo só no almoço e jantar. Preciso ter cuidado com esse tipo de paciente. Se eu acrescentar mais uma refeição no meio da tarde ou de 3 em 3h, pode ser que ele engorde. O certo então seria diminuir a quantidade das refeições que ele já faz e redistribuir em mais uma ou outra se for o caso.

Concluindo mais uma vez a anamnese, é importante ir ao consultório. Nada de copiar dietas do Instagram, nem do vizinho e nem do amigo. 

 

Esse texto nós faz perceber a importância de procurar um profissional capacitado para cuidar dos seus dois maiores bens: SAÚDE e CORPO. Não adianta ficar copiando dietas da internet, das amigas ou criando sua própria dieta. Muitas vezes ficamos triste pois vemos que outras pessoas emagrecem ou perdem medidas e nós não, mas cada um é de um jeito, e é importante tratar você na sua individualidade para que você tenha resultados reais e duradouros.

 

Beijo, beijo!

Ah… caso você queria saber mais informações sobre a Dra. Danielle Mendes, o consultório dela fica na Clínica Vall, Av, Santos Dumont, 2066 e o telefone para agendamento é (34) 3312-9990.

By | 2018-08-20T13:08:45+00:00 agosto 20th, 2018|Viver bem|3 Comentários

Sobre o Autor:

3 Comentários

  1. Inara 14 de setembro de 2016 em 14:23- Responder

    Muito bom!! Eu como de 3 em 3h.. e agora?hahaha

    • Marina Cadelca 19 de setembro de 2016 em 13:22- Responder

      Você pode procurar Dra. Danielle Mendes!!

  2. SIDILENE 20 de agosto de 2018 em 21:58- Responder

    Oi Marina adorei a matéria parabéns.8
    No meu caso eu faço um tratamento de leucemia e os meus médicos exigem que alimentação seja de 3 em 3 h, mas o ideal é a hora que sente fome, se não ultrapassar esse período que ficara muito longo e podera trazer alguns malefícios e fraquezas, isso se deve a alta dosagem de remédios que por sinal são muito fortes, como vimos cada caso estudado em especial.

Deixar Um Comentário